#reflexão: 3º Domingo Do Advento 11 De Dezembro

· 3 min read
#reflexão: 3º Domingo Do Advento 11 De Dezembro

Devemos, pois, nos atentarmos ao modo com que estamos tratando nossos irmãos e irmãs e devemos cuidar para não desvalorizarmos as boas ações do outro, mas valorizá-las cada vez mais. Assimilar a mensagem de Cristo é um exercício bastante profundo e carece de renúncias. Hoje, como Igreja, celebramos a Santo Antão dos primeiros séculos depois de Cristo. Ele foi um padre do deserto que, diante do acomodamento e perda de sentido dos cristãos, buscou se retirar na dura vida do deserto.  versiculo do dia 06/09/21 , busquemos recuperar a essência e o importante de nossa fé, que se expressa na vida e nas necessidades do povo. Jesus nos chama todos os dias, pois Ele mesmo quer nos salvar.

  • Pela fé, a salvação e a vida entraram novamente naquela casa, assim como para a mulher hemorrágica.
  • Por outro lado, Jesus acaba colocando que a fome é uma urgência que não pode se esconder para manter o cumprimento do costume de alguns.
  • Passarinhos e peixes dos mares, / todo ser que se move nas águas.
  • Pois reforçou com segurança as tuas portas / e os teus filhos em teu seio abençoou.
  • Sem pretensão de destaque, ele confessa não ser o Messias, nem Elias, ou o Profeta e, se descreve como a voz que prepara os caminhos do Senhor.


Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno. Nascido em Toledo, de sangue real, a 8 de dezembro de 606.


Conversão De São Paulo


4Levanta os olhos ao redor e vê, todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. O que faziam outrora com Cristo, acusando-o de expulsar demônios pelo poder de Beelzebu, fazem-no hoje contra a Igreja, acusando-a de toda sorte de mentiras. Jesus, por querer livrar os homens do pecado, era por seus detratores  acusado das formas mais blasfemas.

  • Avançando no Tempo Pascal já começamos a vislumbrar os textos que evidenciam a chegada do Espírito Santo, o Defensor, aquele que nos ensinará a viver a Palavra e nos recordará das responsabilidades humanas.
  • 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
  • 38Eles, de quem o mundo não era digno, erravam pelos desertos e pelas montanhas, pelas grutas e cavernas da terra.
  • Salvação que começa na libertação de nossas misérias, falsos julgamentos, egoísmos e discórdias que são fruto não do céu, mas da divisão que traz a morte e não deseja a nossa salvação.
  • Não podemos nos distrair, não podemos nos acostumar com a graça, mas temos que dar uma verdadeira e digna resposta por meio de uma sincera, diária e real conversão do nosso coração.


Sua fé a curou e chamou a atenção de Jesus, que sentira a força saindo dele em direção da mulher, agora com sua dignidade reestabelecida e trazida novamente à vida. Para aqueles que em vós se refugiam, / mostrando, assim, o vosso amor perante os homens. Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração. Neste dia em que fazemos memória dos bispos Timóteo e Tito, companheiros de São Paulo, pensemos de maneira mais ampla sobre como vivenciar a fé em Jesus Cristo, de modo que a palavra de Deus esteja presente em todo lugar. A casa dos discípulos é diferente da casa dos parentes, enquanto para aqueles que frequentam a casa discipular há intimidade e partilha, na casa dos parentes, há julgamento e incompreensão ao ponto de acharem que Jesus estava “fora de si”. Muitos de nós, em nossas comunidades, podemos agir como aqueles que vivem na casa dos parentes e não como aqueles que vivem na casa discipular.

** Seguir Jesus E Sua Proposta - Ana Maria Casarotti (comentário Do Evangelho-ihu-adital)


18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo  estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22Ainda não era pessoalmente conhecido das igrejas da Judéia que estão em Cristo. 23Apenas tinham ouvido dizer que “aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir”.


  • É hora, inclusive, de pedirmos e oferecermos o perdão, quando olhamos para trás e percebemos que nem sempre fomos assertivos ao desenvolvermos e executarmos nossas ações, e que talvez tenhamos até magoado ou ferido pessoas que estimamos muito.
  • O Senhor é a proteção da minha vida; / perante quem eu tremerei?
  • Eles se recusaram a se humilhar e reconsiderar seu erro.
  • Em primeiro lugar, o pecado deles é de obstinação.